10/12/2012

(III)


Os Crystal Castles presentearam-nos este ano com um terceiro lançamento, muito esperado pelos fãs de música electrónica. Há uma mística quase inexplicácel por detrás do trabalho de Alice Glass e Ethan Kath, quase sempre imerso numa atmosfera negra e opressiva que desfaz por completo as noções de electrónica como a conhecemos. Esta sempre foi, aliás, a grande valia do som do duo britânico, o romper com os padrões "aceitáveis" do que é música dançável e audível num ambiente de clube ou discoteca.

(III) é reflexo de uma progressão (porventura natural) na carreira da banda. O som aparece mais límpido e menos negro, menos agressivo e mais equilibrado. Há, no entanto, que referir que esse "desequilíbrio" foi o que tornou os Crystal Castles no fenómeno que são hoje. O trabalho de sintetizadores continua a ser excepcional e Alice volta a oferecer vocalizações hipnóticas e sedutoras, ainda que carregadas de uma revolta interior imensa, patente nas letras das músicas. Mas (III) não supera os dois álbuns anteriores, onde as descargas sintetizadas de energia davam vontade de saltar para a pista de dança e mergulhar no lado obscuro da noite. Não quero com isto desvalorizar (III), o álbum é muito bom e cheio de grandes temas, 'Wrath of God' sendo possivelmente um dos mais fortes, bem como 'Plague', tema de abertura do disco. Ainda que um óptimo trabalho, fica apenas a noção clara de que não é o disco supremo dos Crystal Castles e não supera os registos anteriores. Há uma aposta em temas menos corrosivos, o que não é necessariamente mau, apenas diferente. O álbum tem uma duração inferior a quarenta minutos pelo que facilmente roda vezes sem conta nos nossos sistemas de som e tem a curiosidade de terminar numa onda positiva, quase mágica e que reflectirá o renovado estado de espírito que (III) parece trazer consigo.

Para lá da qualidade técnica da sua música electrónica, os Crystal Castles habituaram-nos a cargas de energia emocional com os seus discos. O rumo adoptado parece fugir do lado corrosivo e tão atraente dos trabalhos anteriores mas não deixa de resultar em algo bom. Nota 7/10.


Aqui fica 'Wrath of God' para audição:




Imagem: http://stereogum.com

0 comentários:

Enviar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management